JOÃO PESSOA, PB – A pesquisa eleitoral PB Agora/Instituto Anova, divulgada nesta segunda-feira (07) na Paraíba, trouxe uma realidade que se repete: uma tendência que aponta uma vitória diferenciada do atual Senador e pré-candidato à reeleição, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Como o eleitor deverá votar, em 2026, em dois senadores, a indicação de quem tem maiores chances de ser eleito tem suas peculiaridades e deve ser analisada de forma diferenciada.
Um fato interessante – e importante – que deve ser levado em consideração é que, de acordo com a pesquisa, Veneziano tem a liderança do 2º voto para o Senado, na preferência do eleitor paraibano. Esse fator é fundamental para o cálculo final que definirá os eleitos. Na eleição de 2028, quando Veneziano disputou o Senado e foi eleito o Senador mais votado da Paraíba, o cenário era o mesmo apresentado pela pesquisa PB Agora/Instituto Anova.
Nos dias que antecederam o pleito de 2018, Veneziano aparecia em 3º lugar nas pesquisas de intenção do 1º voto e era o líder absoluto na preferência do eleitor paraibano para o 2º voto, com tendência clara de crescimento no 1º e de manutenção da liderança no 2º. E o cenário se repete agora, na pesquisa desta segunda-feira.
É bom ressaltar que o concorrente que ignorar a movimentação do 2º voto está fadado a cometer um grande equívoco, que poderá leva-lo à derrota nas uras. Em 2018, pela evolução das pesquisas e pelo resultado final, observa-se que Veneziano liderava absoluto o 2º voto, mas mantinha os olhos bem abertos em relação ao 1º. Tanto que ele crescia a cada pesquisa e isso fez com que suas estratégias o levassem a evoluir o suficiente para, nas urnas, chegar em primeiro lugar e se tornar o Senador mais votado da Paraíba, com 844.786 votos (24,63%), na soma de 1º e 2º votos.
Para corroborar com esta análise, basta lembrar que a última pesquisa (na época do extinto Ibope), divulgada pelas emissoras afiliadas da Globo na Paraíba, apontava Veneziano na frente (somando 1º e 2º votos), com 25% – exatamente o que Veneziano obteve nas urnas, considerando que, pela metodologia do Ibope à época, os números eram divulgados com arredondamento (24,63% eram arredondados para 25%).
Some-se a isso o fato de que Veneziano tem se esforçado para atender as demandas dos municípios paraibanos e pode se gabar de ter investimentos conseguidos por sua atuação em todos os 223 municípios do estado. Além do mais, tem se notabilizado como “o político que consegue as coisas” junto ao governo federal, no dizer popular. Tudo isso tem gerado o reconhecimento de prefeitos, lideranças políticas e, principalmente, da população.
Veja o resultado da pesquisa, à época, CLIQUE AQUI.
Veja, abaixo, matéria publicado no PB Agora com o resultado da pesquisa PB Agora/Instituto Anova com os números, no 2º voto, para o Senado, na Paraíba:
PB Agora/Instituto Anova: Veneziano lidera 2º voto para o Senado na Paraíba; CONFIRA
A mais recente pesquisa eleitoral PB Agora/Instituto Anova, divulgada nesta segunda-feira (07), revela o cenário da disputa pelo 2º voto para o Senado Federal na Paraíba, nas eleições de 2026. O levantamento mostra o senador Veneziano Vital do Rêgo na liderança com 12,5% das intenções de voto. Logo em seguida, aparecem o governador João Azevêdo (PSB) com 11,7% e o ex-senador Cássio Cunha Lima com 9,1%.
A Paraíba elegerá dois senadores em 2026, e cada eleitor terá direito a dois votos. Esta etapa da pesquisa considerou especificamente a segunda escolha dos eleitores.
A sondagem foi realizada entre os dias 27, 28 e 29 de março de 2025, em 70 municípios paraibanos, distribuídos entre as regiões da Mata, Agreste, Borborema e Sertão. Ao todo, foram entrevistadas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Confira os números da pesquisa estimulada para o 2º voto ao Senado:
Veneziano Vital do Rêgo – 12,5%
João Azevêdo – 11,7%
Cássio Cunha Lima – 9,1%
Daniella Ribeiro – 6,7%
Hugo Motta – 5,9%
Pastor Sérgio Queiroz – 2,9%
Mersinho Lucena – 0,7%
Indecisos – 38,0%
Brancos/Nulos – 12,5%
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto ANOVA, sob a direção do empresário Bruno Agra, e utilizou metodologia de amostragem estratificada, o que assegura a representatividade dos dados entre as diversas regiões e perfis do eleitorado paraibano.
A divulgação dos dados para o 1º voto, feita anteriormente, mostrou João Azevêdo como líder isolado. Já no cenário do 2º voto, o eleitorado distribui suas preferências de forma mais equilibrada, demonstrando que a eleição para o Senado será uma das mais disputadas da Paraíba em 2026.
A pesquisa ouviu eleitores nas seguintes cidades:
Mata Paraibana: João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Sapé, Mamanguape, Pedras de Fogo, Rio Tinto, Conde, Mari, Caaporã, Alhandra, Itapororoca e Marcação.
Agreste Paraibano: Campina Grande, Guarabira, Queimadas, Esperança, Alagoa Grande, Solânea, Lagoa Seca, Itabaiana, Areia, Bananeiras, Cuité, Alagoa Nova, Aroeiras, Araruna, Ingá, Remígio, Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, Soledade e São Sebastião de Lagoa de Roça.
Borborema: Monteiro, Picuí, Boqueirão, Juazeirinho, Sumé, Taperoá, Santa Luzia, Serra Branca, Cabaceiras, Caturité e São João do Cariri.
Sertão Paraibano: Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel, São José de Piranhas, Conceição, São João do Rio do Peixe, Piancó, Coremas, Uiraúna, Teixeira, Tavares, Brejo do Cruz, Imaculada, Paulista, Bonito de Santa Fé, Juru, Aparecida, Jericó, Condado e Ibiara.
Da Redação, com PB Agora, com foto: Vanessa Anholete/Agência Senado