A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025, avaliou 351 cursos de medicina em todo o país.

A maior parte, 243 cursos foram bem avaliados com desempenho que garantiu proficiência a, pelo menos, 60% dos estudantes concluintes da formação médica.

Outros 107 cursos foram mal avaliados e um não foi avaliado por baixo número de concluintes inscritos.

Segundo os dados, na Paraíba, os cursos com melhores avaliações foram aqueles mantidos por universidades públicas. Veja os resultados:

UFPB: 4

UFCG – Campina Grande: 4

UFCG – Cajazeiras: 4

UNIFIP: 3

Faculdade Santa Maria: 3

Famene: 2

Afya Paraíba: 2

Unipê: 2

Unifacisa: 2

Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação, em uma reunião com a imprensa e a participação do Ministério da Saúde.

Segundo Camilo Santana, a partir da divulgação dos dados do Enamed as instituições que integram o Sistema Federal de Ensino no Brasil que apresentaram desempenho médio dos concluintes do curso de medicina abaixo de 60% serão submetidos a um Processo Administrativo de Supervisão, por meio da adoção de medidas cautelares aplicadas de forma escalonada.

Sanções que vão desde a proibição do aumento de vagas, passando pela redução da oferta de vagas suspensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até a suspensão do ingresso de novos estudantes.

“Ao todo 304 cursos [de medicina] são de competência de regulação do governo federal. São as universidades públicas federais e as privadas. Desses, 99 cursos ficaram nas faixas 1 e 2 [de pontuação] consideradas insatisfatórias”.

Com isso os cursos da Unifacisa, Afya Paraíba, Famene e Unipê deverão sofrer as punições.