Festa Literária de Ouro Preto começa nesta quinta-feira


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, vai se transformar em um grande polo de efervescência cultural a partir desta quinta-feira (20), com a Festa Literária de Ouro Preto. O evento reúne feira de livros, lançamentos, saraus, rodas de conversas e apresentações artísticas.

A organização é do Grupo Editorial Caravana. Leonardo Costaneto, curador do evento e editor sênior do grupo, fala sobre o objetivo da festa.

“O objetivo do evento, que não acontece por acaso no dia 20 de novembro, é celebrar nossa memória, a nossa ancestralidade, a nossa diversidade cultural, levando em conta, obviamente, o dia 20 de novembro, que é o dia da Consciência Negra. É um grande encontro em torno da literatura e diversidade”.

Entre os participantes estão escritores, artistas, profissionais do mercado editorial, professores e estudantes. Leonardo Costaneto destaca que o evento deste ano vai receber o dobro de escritores em relação a última edição. 

“No ano retrasado, nós recebemos aproximadamente 40 a 45 autores de várias partes do país, sobretudo da Caravana, que é a nossa editora organizadora do evento. Para este ano, nós estendemos o convite a autores independentes e a outras editoras também. Então, a expectativa é de receber aproximadamente 100 escritores do Brasil e também do exterior, além do público que deve passar pelo evento nos três dias de festa”.

A organização também procura valorizar os autores negros, incentivando a diversidade e a identidade brasileira. O evento acontece no Grande Hotel de Ouro Preto, até domingo. A entrada é gratuita.