Em continuidade à operação que levou à prisão da mãe de santo Hayra Vitória Pereira Nunes, 22 anos, líder da Tenda Espiritual Vovó Maria Conga Aruanda no Gama, investigada por exploração e agressão de adolescentes no DF, policiais civis da 14ª Delegacia de Polícia prenderam, nessa terça-feira (15/4), um homem chamado Alex, que seria pai de santo. O suspeito, de 23 anos, é apontado pela polícia como autor em sessões de tortura contra um adolescente trans de 17 anos. A violência ocorria na tenda.
Após a prisão de Hayra, que era responsável pelo lugar, foram descobertas novas testemunhas, vítimas e envolvidos, sendo possível determinar a participação de Alex. Uma das vítimas contou que, em uma das ocasiões, recebeu tapas na cara, teve pimenta inserida no ânus e foi obrigada a comer fezes.
A polícia recebeu ainda denúncias anônimas, inclusive, com um vídeo que circula na internet, que mostra as cenas de tortura contra um adolescente. Os autores podem ser responsabilizados por estupro, corrupção de menores, tortura, humilhação, violência física e psicológica, lesões corporais, gravação de cena de sexo envolvendo adolescente, exploração sexual contra adolescentes, redução de um ser humano à condição análoga à de escravo, manutenção de casa de prostituição, rufianismo, aliciamento para a prostituição, publicar fotografia, vídeo ou registro que contenha cena de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente, armazenar fotografia e vídeo que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.
Os investigadores, com base em testemunhos, suspeitam que há vítimas que não procuraram a polícia, por medo dos autores e por estarem mantidas em engano. A PCDF pede que qualquer denúncia seja feita pelo número 197.
Correio Braziliense