RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
Uma mostra de curtas independentes no Rio está inovando, ao promover trocas entre realizadores e público, além de exibir as produções.
A proposta do evento “Luar Mostra Cineastas” é abrir um novo espaço para exibição de filmes produzidos fora dos grandes estúdios de cinema, sempre aos sábados, ao longo de todo o mês de abril, no telão do Centro Cultural Justiça Federal, no coração da capital fluminense.
A ideia do projeto surgiu a partir dos desafios para a exibição de obras independentes, como explica o cineasta e ator Jesus Borges, um dos responsáveis pela iniciativa.
Durante a mostra, serão exibidos de três a quatro curtas por dia, com temas variados, como luto, machismo, saúde mental e acolhimento. Após as sessões, o público poderá participar de um bate-papo mediado por profissionais do audiovisual, como conta Jesus Borges.
A curadoria do festival foi feita por diretores, roteiristas e atores. Ao todo, são 11 curtas na programação. Entre os destaques, a obra “Ensaio sobre a Vida”, que será exibida todos os sábados. Jesus fala sobre o trabalho.
A mostra tem ingressos populares, a R$ 10, e acontece de 19h às 21h.
O Centro Cultural Justiça Federal fica localizado na Cinelândia, região central carioca.