Aposentado pernambucano garante que cactos e mandacarus podem acabar com a seca no Nordeste

 

O programa Edil Francis recebeu na manhã desta quinta-feira, o senhor Heleno Bispo, natural do Estado de Pernambuco que, após se deslocar de sua cidade para visitar o filho que reside na Cidade de Campina Grande, acabou ele e a esposa ficando e aqui já estão há oito anos.

Seu Heleno Bispo, embora seja advogado e funcionário público aposentado, aprecia o campo e o que dele se extrai, notadamente as plantas nativas da região, a exemplo do cactos e do mandacaru.

Segundo o aposentado, a Região Nordeste do Brasil só está na situação de seca permanente porque ainda desconhece os benefícios que tais arbustos podem oferecer. Seu Heleno apresentou à nossa equipe um projeto que consiste no plantio de cactos e mandacarus com ou sem espinhos em localidades onde a seca é mais intensa. Ele disse que “se o caririseiro e o sertanejo paraibano plantassem cactos. mandacarus com ou sem espinho, facheiro alastrado, coroa de frade, acabaria com a seca e com duas chuvas eles crescem, dá corte em mais de um ano, e com eles cria-se gado, frango e ainda se faz bolos e doces para consumo humano”, revelou.

Seu Heleno disse que ainda não havia consumido os produtos feitos por aquelas plantas, porém conhece quem já o fez e garantiu que é bom e muito gostoso. “Vi no Estado da Bahia, na Embrapa distribuindo as mudas e um senhor recebeu cem mudas e transformou em cento e vinte mil mudas, o gado desse senhor é bem servido e a família dele também”, contou.

Seu Heleno nasceu no Distrito de Fátima, Município de Flores e morou em Arco Verde durante 36 anos.

Magali Souto Maior

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *