É #FAKE que Universidade do Sul da Califórnia fez pesquisa apontando que não há previsão de 2º turno na eleição presidencial

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra uma suposta pesquisa feita pela Universidade do Sul da Califórnia apontando que não há previsão de segundo turno nas eleições presidenciais do Brasil. A imagem aponta que Jair Bolsonaro (PSL) teria 61% das intenções de voto. Já Ciro Gomes (PDT) teria 12%, e Fernando Haddad (PT), 7%. A imagem e a pesquisa são #FAKE.

 — Foto: Foto G1 — Foto: Foto G1

— Foto: Foto G1

A imagem falsa tem um gráfico com as intenções de voto dos três candidatos nos dias 15 e 21 de setembro e a seguinte mensagem: “O Instituto da Universidade do Sul da Califórnia — USC preocupado com as eleições no Brasil, realizou entre os dias 18 e 20/09/2018 sua própria pesquisa. Foram ouvidas 5 mil pessoas em todas as regiões do Brasil. Segundo o USC não há previsão de segundo turno nas eleições do Brasil”.

Imagem com pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia é falsa — Foto: Reprodução/WhatsappImagem com pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia é falsa — Foto: Reprodução/Whatsapp

Imagem com pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia é falsa — Foto: Reprodução/Whatsapp

A Universidade do Sul da Califórnia afirma que não realizou pesquisa sobre as eleições no Brasil e que a mensagem que está circulando é falsa.

“Ao contrário do que está sendo afirmado em posts na internet, a University of Southern California não realizou pesquisa sobre as eleições no Brasil e repudia a tentativa de envolver o nome da universidade para espalhar notícias falsas no Brasil. Estamos investigando a origem do post para tomar as medidas cabíveis para prevenir a disseminação de fake news”, informou a instituição em nota.

Além disso, a universidade não consta na lista de empresas registradas para fazer pesquisas eleitorais para as eleições de 2018 no site Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *