Água da transposição volta a ser bombeada, confirma Aesa

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), João Fernandes, confirmou que o bombeamento das águas da transposição do Rio São Francisco foi reiniciado.

Em entrevista nesta quarta-feira, 19, João frisou que o principal já foi feito nas obras complementares dos açudes de Camalaú e Poções, onde a água já pode transitar rio abaixo em direção ao açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão).

– Temos a caixa de descarga do próprio açude, que solta de 1 metro a 1 metro e meio. E temos a caixa de descarga das águas do São Francisco, que são as obras novas que foram feitas, porque quando a água for [liberada] vai ser numa quantidade maior. O bombeamento já voltou, encheu todos os reservatórios. A água já está na galeria, no túnel antes de chegar a Monteiro, aguardando só abrir a comporta para ela descer rio abaixo – explicou.

João destacou que espera que o Governo Federal tome a decisão de abrir as comportas de hoje para amanhã (20), para que assim o Rio Paraíba seja perenizado.

– Espero que o Governo Federal tome essa providência daqui para o final da tarde ou amanhã, para que voltemos a perenizar o Rio Paraíba. O Rio Paraíba, com a transposição, foi perenizado de Monteiro até o jacaré. São 130 km de rio, o que é muito bom, pois muda a fisionomia econômica e social daquela região. Portanto, condições plenas. Com relação às obras, ainda faltam fazer algumas coisas, mas no meu entendimento, no entendimento da Aesa, do DNOCS, dos engenheiros, nada impede que a água seja solta lá em Monteiro – pontuou.

Por fim, João Fernandes disse que assim que a água for liberada, em torno de 15 dias ela chegará ao açude de Boqueirão.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *