UEPB realiza o 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos começa na próxima quinta-feira (26), na cidade de Araruna (PB).

A iniciativa, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), compreenderá oito etapas, que passarão por todos os campi da instituição, culminando com uma grande apresentação ao final, tendo como palco a Rainha da Borborema.

A exemplo da primeira edição, o 2º Encontro contará, para a sua plena efetivação, com todas as unidades da UEPB, colocando a estrutura da universidade à disposição dos artistas.

Nesse sentido, a primeira etapa do projeto será sediada no Campus VIII, com a coordenação local do poeta e servidor da UEPB Lino Sapo.

Na programação do Encontro, que ocorrerá por todo o dia, constarão café da manhã, oficina e aula espetáculo, almoço, apresentações culturais, apresentação pública dos sanfoneiros e dos tocadores de fole de oito baixos, diplomação, entre outras práticas.

 

A ideia é aprofundar temas relacionados à afinação, origem dos instrumentos, técnicas diversas e propiciar um amplo diálogo visando à partilha do conhecimento, por meio de relatos de experiências dos músicos e das vivências artísticas de cada participante.

A Pró-Reitoria de Cultura da UEPB levará para o Campus VIII toda a sua expertise, com uma comitiva composta por professores do Centro Artístico-Cultural (CAC) e profissionais do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), bem como por artistas e pesquisadores da Cultura Popular.

O pró-reitor de Cultura, José Cristovao de Andrade, e o pró-reitor adjunto, José Benjamim Pereira Filho, também estarão presentes à oportunidade. A atividade contará, ainda, com a Coordenadoria de Comunicação (Codecom) filmando todo o evento, transmitido ao vivo pela TV UEPB.

Dentre os objetivos do Encontro figuram difundir e aliar a música da sanfona e do fole de oito baixos aos eventos culturais em toda região da Paraíba, destacando-as como das mais importantes expressões culturais do Brasil, e agregar de modo mais enfático os estudantes e a comunidade local e regional, nos eventos promovidos pela Universidade, além de divulgar o talento dos sanfoneiros e tocadores em todo Nordeste e nas demais regiões do país.

De acordo com a agenda do II Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba, os próximos eventos acontecerão em Patos (4 de maio), Monteiro (11 de maio), Guarabira (18 de maio), Lagoa Seca (25 de maio), Catolé do Rocha (30 de maio), João Pessoa (6 de junho), e Campina Grande (15 e 21 de junho).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3446.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *