João Francisco recebe prefeitos mineiros para mostrar exemplos de Areia

O prefeito da cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, João Francisco, recebeu nesta terça-feira, 22, prefeitos de cidades do estado de Minas Gerais para apresentar os exemplos da gestão local no tocante ao turismo. No total, 14 políticos mineiros estiveram na cidade a participaram do encontro.

João Francisco apresentou vários pontos turísticos aos prefeitos e mostrou os modelos de inovação, criatividade e empreendedorismo na exploração do turismo sustentável. A primeira parada foi na comunidade Chã de Jardim, onde os visitantes puderam conhecer o trabalho cooperativo de desenvolvimento do potencial turístico local.

Em seguida, os prefeitos mineiros receberam informações sobre o modelo de administração compartilhada do turismo entre a Prefeitura Municipal de Areia e a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura).

“Nós viemos observar toda a iniciativa da produção associada para o turismo, a cooperativa da comunidade, o turismo social. Areia se consolida dentro do roteiro traçado como um dos pontos altos da visita, tanto pela experiência que proporcionou, quanto pela acolhida da comunidade e do prefeito João Francisco com sua equipe. Nossa comitiva ficou emocionada com essa visita”, disse o consultor técnico do Sebrae-PB, Arnaldo Júnior Farias.

“É essencial conhecer novas ideias e a forma como as pessoas desenvolvem a potencialidade que têm em sua região. Estamos aqui observando como a sociedade, de forma autônoma, independente e unida consegue alcançar seus objetivos. Certamente vamos carregar essa ideia para replicar na nossa região”, disse o prefeito da cidade de Caraí, no Nordeste de Minas Gerais, Heber Neiva.

“A Chã de Jardim é um caso de sucesso. Essa ideia da economia solidária e do cooperativismo ainda é incipiente no nosso estado. Trouxemos os prefeitos aqui para que eles possam perceber como a sociedade pode apoiar a gestão e reproduzir esses projetos nas suas cidades”, disse o consultor do Sebrae-MG, Jeferson Batalha.

“O que eu posso recomendar a vocês é que convoquem a população a participar da administração e do desenvolvimento dos projetos, abrindo as portas dos gabinetes com transparência. Estou convencido de que parte das ações tem que ser coordenada pela própria comunidade com o apoio da gestão pública. Realizamos aqui em Areia iniciativas como ‘Uma Rosa na Janela’ e “Adote uma Praça’, que conclamaram a população a transformar a cidade junto conosco, além da realização de eventos de forma consorciada”, afirmou.

Durante esta semana, a comitiva vai passar por cinco cidades paraibanas (Areia, Bananeiras, Cabaceiras, Campina Grande e Monteiro).

Também disponível em: http://www.areia.pb.gov.br/joao-francisco-recebe-prefeitos-de-mg-para-mostrar-exemplos-de-areia/

]]>